Um mês após ser anunciada como a nova rainha de bateria da Grande Rio, Virgínia Fonseca finalmente apareceu em um evento oficial da escola. A influenciadora digital marcou presença na noite desta quarta-feira (24) no primeiro ensaio da bateria rumo ao Carnaval 2026, realizado na quadra da agremiação, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
A chegada foi tratada como uma “visita surpresa” nas redes da escola, que publicou uma foto de Virgínia ao lado de Fabricio Machado de Lima, mestre de bateria. “Aquela visita surpresa para deixar o primeiro ensaio de bateria ainda mais especial!”, registrou o perfil oficial da Grande Rio, celebrando o momento. Ela também subiu no palco e foi oficialmente apresentada pelo presidente Milton Perácio diante dos ritmistas.
A presença de Virgínia era aguardada com ansiedade por parte da comunidade da Grande Rio, especialmente após sua ausência em eventos importantes desde o anúncio de sua coroação, feito em maio. A ausência mais notada aconteceu no último domingo (22), quando a escola realizou a final do concurso de Samba Exaltação, enquanto isso, a influenciadora curtia um dia de piscina em sua mansão, longe do burburinho do samba.
Desde então, os questionamentos só aumentaram. Nos dias que antecederam o ensaio, comentários de internautas dominavam as redes sociais da escola. Para muitos, a nomeação de Virgínia foi encarada como uma escolha puramente comercial, sem representatividade para a comunidade. “Hoje é dia de começar a temporada 2026 para a nossa Bateria! Todos os ritmistas convocados para o primeiro ensaio rumo ao próximo Carnaval. Que beleza!”, publicou o perfil da escola ao anunciar o evento. Mas a animação da legenda não se refletiu na recepção online...
Nos comentários da postagem feita pela Grande Rio, críticas à influenciadora e à própria direção da escola se multiplicaram. “Sair de Paolla Oliveira, pra isso aí, é de um retrocesso absurdo. Tudo que a Grande Rio construiu desde 2020 será derrubado com a chegada dessa aí. Uma pena”, escreveu um usuário. Outro ironizou: “Fizeram só com os ritmistas, justamente para ela não ser vaiada. Fizeram em um ambiente ‘controlado’”.
Em tom ainda mais incisivo, um perfil disparou: “Juro, vocês acabam com o dia que já não estava bom toda vez que lembram a gente da escolha que fizeram pelo bolso e não pela escola. Deixa ela lá na dela até ano que vem, pelo amor de Deus!”.
Entre os comentários, houve também críticas à falta de envolvimento de Virgínia com a cultura do samba: “Lamentável esta puxação de saco de quem até ontem nem sabia o que era carnaval. Me admira os ‘raízes’ da escola aplaudirem isso”, disse uma seguidora. Outro resumiu: “Esse ano não vou torcer pra minha escola". Ui!